Balada da Praia dos Cães

Considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos portugueses, José Cardoso Pires conta nesta obra uma história baseada em factos reais. Em 1961 chegou-lhe às mãos o relato de um homem que tinha sido acusado da co-autoria de um homicídio. Foi a partir desse relato e dos relatórios policiais referentes ao caso que Cardoso Pires idealizou este livro.
O enredo é nada mais do que o processo de investigação do homicídio do major Dantas Castro, encontrado enterrado na Praia do Mastro, nos arredores de Lisboa, levado a cabo pelo chefe Elias Santana, conhecido no seio da polícia como “chefe Covas”.
Classificação: 4/5
Começa por declarar que acha de nojo toda a especulação que se tem feito à volta dum caso pessoal que nem sequer foi ainda apurado. Quanto aos jornalistas o menos que se pode dizer é que são sinistros. Ah, sim sinistros. Repelentes. Tanto mandar vir à custa da moça porquê, porque foi para a cama com um homem casado? E as mãezinhas deles foram para a cama com quê? Com virgens, não? Sinistros. Uma data de frustrados que até na cama têm medo da Censura, e ela como declarante não vê onde é que está o mal, dizer que há Censura, uma vez que é público, os próprios jornais trazem “Visado pela Comissão de Censura”. O que me encanita não é tanto os sujeitos ao jornalismo à sensation, coitados, encanita-a é serem assim espertérrimos quando toca a dar no ceguinho (se o ceguinho não tiver cão, ainda há mais essa) e rastejarem como sabujos quando alguém lhes amanda de alto. Mas até nem é verdade que sejam só esses falhados a chagarem a vida ao semelhante, paizinhos é o que menos falta por aí para quem os quiser ouvir e for neles. Ela desde que é pessoa sabe que este país é de espertos e todo em moral que até chateia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s